segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Outros efeitos provocados pelo ruído

Durante a execução de suas funções, o empregado exposto ao ruído pode sofrer outros efeitos negativos e portanto, prejudicar o bom funcionamento e desempenho das atividades profissionais.
  • Irritação, fadiga e mal-estar;
  • Úlcera e outros distúrbios digestivos;
  • Reação muscular;
  • Aumento da produção de adrenalina e corticotrofina;
  • Aumento do ritmo de batimento cardíaco;

RUÍDO X CÉREBRO

Um ruído pode não acusar surdez em quem é constantemente submetido a ele, mas pode provocar alterações outras, como aumento da pressão arterial, úlcera no estômago, etc..

RUÍDO X EQUILÍBRIO

O órgão que dá equilíbrio, ou seja, permite a pessoa ficar nas mais diversas situações, sem ter tonturas é o vestíbulo. Este órgão está situado no ouvido em estreito relacionamento com a parte propriamente auditiva, o caracol, e que é também atingido pelo ruído.

RUÍDO X SISTEMA NERVOSO

O ruído pode provocar alterações tais como: aparecimento de tremores nas mãos, diminuição da reação e estímulos visuais, zumbido no ouvido.

PRODUTIVIDADE E PERFORMANCE

O ruído interfere negativamente na realização de tarefas físicas e mentais. Com relação ao trabalho intelectual, o ruído afeta a memorização e, em tarefas complexas que exigem concentração e leitura, o ruído provoca erros e diminuição da velocidade do trabalho.

RUÍDO X SONO

O ruído produzido durante o sono pode acordá-lo, principalmente se estiver na fase do sono leve (onde há sonhos). O ruído pode provocar insônia, diminui a fase do sono profundo ocasionando cansaço (já que o sono profundo é o que descansa).

RUÍDO X ACIDENTE

Pelas alterações psíquicas que pode produzir, pela dificuldade de comunicação que produz: o ruído é um fator que contribui para o aumento do acidente.

RUÍDO X COMUNICAÇÃO ORAL

O ruído prejudica a comunicação com outras pessoas que estejam por perto, pois além de ter que se falar alto, a pessoa tem dificuldades de se fazer entender e de compreender o que lhe falam.

Postar um comentário