segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Critérios para uso e quando usar o EPI

O uso do EPI requer certos critérios nos seguintes aspectos:
IDENTIFICAÇÃO DO RISCO – Constatar a existência ou não de elementos da operação, de condições de trabalho, ambiente, etc., que sejam ou que possam vir a ser nocivos aos trabalhadores.
AVALIAÇÃO DO RISCO CONSTATADO – Determinar a intensidade e/ou extensão do risco, quanto às possíveis conseqüências para o trabalhador e com que freqüência ele se expõe à riscos e quantos estão sujeitos aos mesmos perigos.
INDICAÇÃO DO EPI APROPRIADO – Indicar o EPI com base nos resultados previamente obtidos, ou baseados nos mesmos resultados, efetuar testes e escolher, entre vários o EPI mais aconselhável para solução do problema que se tem pela frente.
Os EPIs são empregados rotineiramente ou excepcionalmente em quatro principais circunstâncias, a saber:
  1. Quando o trabalhador se expõe diretamente a riscos não controláveis por outros meios técnicos: uso de óculos de segurança, máscaras e outros EPIs de operação de solda, manipulações de produtos químicos.
  2. Quando o trabalhador se expõe a riscos apenas parcialmente controlado por outros recursos técnicos: uso de óculos de segurança em operações de esmerilhamento, mesmo que a máquina disponha dos demais meios convencionais de segurança; uso de máscaras respiratórias em cabine de pintura, mesmo provida de ventilação.
  3. Em casos de emergência, ou seja, quando a rotina do trabalho é quebrada por qualquer anormalidade envolvida: uso de máscaras respiratórias para entrada em compartimentos
    confinados, reparos de vazamentos de contaminantes; uso de luvas para manuseio de peças agressivas.
  4. A título precário, em período de instalação, reparos ou substituição dos meios que impedem o contato do trabalhador com o produto ou fator de risco: uso do protetor facial e outros EPIs adequados enquanto não se isola uma determinada fonte de calor radiante; uso de luvas para proteção das mãos na manipulação de peças quentes enquanto não se dispõe de equipamentos para esse manuseio.

Nenhum comentário: