quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os acidentes são evitáveis

A administração pode proporcionar uma fábrica, oficina, etc., moderna e bem planejada, métodos e condições eficientes e seguros, gerência eficiente, cooperação do sindicato e, no entretanto, não conseguir o máximo de resultados sob prevenção de acidentes.

Não basta fornecer muitas proteções para as máquinas, é necessária a cooperação de todas as pessoas implicadas para assegurar que as proteções estejam no lugar e sejam adequadamente usadas.

O treinamento adequado dos trabalhadores e chefias é muito importante. A segurança do trabalho deve figurar em todos os cursos de treinamento, pois ela é tão importante quanto a qualidade e a quantidade da produção.

A administração tem o dever de empregar supervisores treinados, humanos, com “mentalidade de segurança” que compreendam que a operação eficiente requer que se dê consideração à segurança.

A atitude dos trabalhadores é muito importante em todas as fases da produção, qualidade, quantidade e segurança.

Pode-se conseguir um moral elevado mediante cooperação e a participação ativa dos trabalhadores no programa de segurança que constitui um fator de máxima importância para evitar acidentes.

“OS ACIDENTES SÃO EVITÁVEIS”

Muitas empresas grandes reduziram consideravelmente a incidência de perda de tempo por lesões desde o início do movimento organizado pró-segurança, em 1913, nos Estados Unidos.

Algumas delas são: redução de 96% numa enorme usina de aço; redução de 98% numa grande e complexa indústria química; e redução de 90% em duas grandes fábricas de equipamento elétrico, etc.

Isso se consegue mediante:

  • CONHECIMENTO DE MÉTODOS SEGUROS – este conhecimento, baseado em anos de experiência, resulta de muitos estudos dos processos de produção, que foram seguidos de aperfeiçoamento incorporando a segurança à produção.
  • OFERECIMENTO DE CONDIÇÕES SEGURAS – uma das pedras angulares de um bem sucedido programa de segurança é que a administração proporcione condições seguras na fábrica.
  • LIDERANÇA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO – é essencial que a segurança comece de cima. Para assegurar êxito, deve dar apoio ativo e de todo coração ao programa de segurança e deixar bem clara a sua posição.
  • APOIO DOS TRABALHADORES – a participação ativa dos trabalhadores é indispensável para seu êxito. Eles podem ajudar, tomando parte nas comissões de segurança (CIPA), inspeções de segurança, pesquisa dos acidentes, etc.

Nenhum comentário: