quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mas afinal de contas "O que é o 5S?"


Trata-se de um método para organizar o espaço de trabalho, especialmente o espaço compartilhado (como a área de uma loja ou um escritório), e mantendo-o organizado.
Na verdade é um método de melhoria na qualidade de vida das pessoas, pois podemos e devemos aplicá-lo em nossas vidas, para depois aplicá-lo em um dia a dia empresarial, dessa forma torna-se muito mais eficiente, afinal fica natural, é uma coisa que já se faz em casa, na escola, porque não fazer na empresa. É um processo educacional de melhoria contínua.
Isso mesmo aquela melhoria contínua que conhecemos tão bem dos sistemas de qualidade das empresas, é muito bem aplicado aqui, praticando 5S de maneira eficiente, melhoramos e muito os programas de Qualidade e Segurança das empresas.
Em geral é referido como uma simples metodologia de organização, mas sua abrangência vai além da mera organização.
O propósito central do 5S é a melhoria da eficiência no ambiente de trabalho, evitando que haja perda de tempo procurando por objetos perdidos.
Além disso, uma vez implementado, fica evidente quando um objeto saiu de seu lugar pré-estabelecido.
Os partidários do 5S acreditam que os benefícios de sua metodologia provêm da decisão sobre o quê deve ser mantido, onde, e como deve ser armazenado.
Esta decisão faz o processo advir de um diálogo sobre padronização que gera um claro entendimento, entre os empregados, de que maneira deve ser feito, de forma também a insuflar a responsabilidade do processo em cada empregado.
Os 5 Ss são:
整理 Seiri: Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação e Organização. É saber utilizar sem desperdiçar. Uma meneira prática de desenvolver este senso é separar as coisas necessárias das desnecessárias dando um destino adequado aquilo que não necessita ser guardado em um determinado local ou determinada quantidade.
整頓 Seiton: Senso de Ordenação, Arrumação, Lay Out, Organização. É saber arrumar para facilitar o acesso á reposição das coisas. Uma maneira de se praticar é definir um lugar para cada coisa necessária, como também manter cada coisa no seu lugar. Isto pode ser feito observando-se a frequência de utilização e o tipo de material que se deseja arrumar. Os princcipais benefícios deste senso são a redução do tempo de do desgaste físico e mental para acessar aquilo que se deseja, gerando maior produtividade.
清掃 Seiso: Senso de Limpeza, Inspeção e Zelo. É saber usar sem sujar, Este senso é desenvolvido quando o usuário do local passa a ser responsável por limpá-lo. inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma solução para eliminá-la, atenuá-la ou bloqueá-latornando o ambiente cada vez mais limpo.
清潔 Seiketsu: Senso de Asseio, Saúde, Padronização e Sistematização. É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promividas pelos três sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanete torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvento a autoestima.
躾 Shitsuke: Senso de Disciplina, Auto-Disciplina, Autocontrole, Respeito. É cumprir rigorosamente o que foi estabelecido. É respeitar o próximo. A autodisciplina é o estágio mais elevado do ser humano, pois representa a educação comportamental e é constituída por grandes valores, como: amor cooperação honesstidade, liberdade, respeito, responsabilidade, responsabilidade, tolerância e unidade.
Os benefícios da Autodisciplina, além dos valores já apresentados, são o desenvolvimento do espírito de equipe sinergia entre as pessoas e o cumprimento ás normas, procedimentos, prazos e horários.
(definições acima foram retiradas do site http://www.pdca.com.br/ onde podemos encontrar melhores explicações sobre o programa).

Nenhum comentário: