quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Afinal o que é NR 10?


Partimos do começo o que é NR?

Norma Regulamentadora, gerenciada pelo MTE, (Ministério do Trabalho e Emprego), atualmente temos no Brasil 33 NR´s, que tem como função zelar pela Segurança Saúde e Integridade Física das Pessoas dentro de um ambiente de trabalho.

Sendo assim estas Normas tem a finalidade de tratar dos Riscos de Acidentes, para que estes não cheguem ao ponto de tornar-se acidentes.

E o que é Risco?

Entendemos por Risco, tudo aquilo que está no ambiente de trabalho das pessoas, que se não tratado pode causar um acidente.

Por isso devemos cada vez mais nos preocupar em informar as situações de Risco, para que estes possam ser tratados, eliminados, ou ao menos controlados de maneira que não afetem a integridade física e/ou a saúde das pessoas envolvidas naquela área.

Já sabemos o que são NR´s, mas e o que é NR-10?

NR 10 é a déssima norma das 33 que temos hoje no país, trata de segurança em instalações elétricas e serviços em eletricidade e compete a ela, zelar pela integridade física e saúde dos eletricistas, e pessoas que trabalhem direta ou indiretamente com eletricidade.

Isso mesmo, há um entendimento errado desta norma de que somente os eletricistas devem fazer NR10, é óbvio que eles tem que fazer, afinal estão em contato direto com o ponto energizado, porém devemos lembrar que o arco elétrico no momento do choque não vai escolher aquele fncionário que tem conhecimento em NR10 para dar o choque, qualquer pessoa que estiver por ali, poderá sofrer o acidente.

Sendo assim todas as pessoas que estiverem trabalhando em área energizada, deverão ter o treinamento de NR10, passando pelos eletricistas, 1/2 oficiais, ajudantes, mecânicos (estes trabalham geralmente em conjunto com eletricistas), técnicos de segrança, encarregados, supervisores e demais pessoas envolvidas neste trabalho, pessoal que trabalha em telefonia, tv a cabo, e nas proximidades de pontos energizados mesmo que o seu trabalho seja desenergizado.
Ao contrário do que muita gente pensa, muitos acidente elétricos acontecem com pessoas que não estavam esperando levar um choque, outro número elevado de acidentes acontece por excesso de confiança, aqueles profissionais que acham que com eles nunca vai acontecer, geralmete eles falam a celebre frase "tem 20 anos que faço assim e nunca aconteceu nada...", pois é, eletricidade mata em milisegundos, se tivesse acontecido ele não estaria ali para contar, por isso que se deve tomar medidas de controle previstas dentro das NR´s para eliminar os Riscos antes que eles se potencializem em acidentes.

Devemos ter claro em nossas mentes que não existe profissional Superhomem, que todos estamos sujeitos a nos acidentar se não formos cuidadosos o suficiente, por isso todo cuidado é pouco, cumprir ordens de encarregados que se acham senhores de escravos, que pensam que podem mandar fazer simplesmente porque tem um cargo de comando, não se usa mais.

Esse tipo de profissional deve sumir do mercado de trabalho, chefia que não tem consciencia de que os seus funcionários fazem parte de uma equipe e que eles tem família e precisam do emprego sim, mas que tem que estar inteiros para poder trabalhar e cabe aos encarregados zelar para que estes profissionais trabalhem atendendo aos procedimentos técnicos, cumprindo suas ordens de serviço, mas também procedimentos de segurança.

Afinal de que adianta ter uma área de trabalho onde todos os dias acontecem acidetes, parando a produção, atrasando entrega de produto aos clientes, não cumprindo prazos, e gerando uma situação de total insegurança dos demais funcionários, em relação ao seu ambiente de trabalho e sua chefia, pois este não cuidou devidamente de seu funcionário.

Por este motivo justifico a presença sim de cargos de chefia em treinamentos de NR10, eles precisam saber o que os funcionários podem e devem fazer, assim são passarão por cima de medidas de controle de segurança com justificativas pobres de que isso nunca acontece, que é exagero, etc, etc, etc.

Infelizmente as medidas de controle de acidentes de trabalho que temos hoje, existem em cima de acidentes já acontecidos. Depois que aconteceu é que se pensou em uma maneira de como fazer para que não se repita. Sendo assim vale lembrar que ninguém precisa reinventar o acidente para depois tomar as medidas de controle, se elas estão aí é pra serem cumpridas, para evitar que as pessoas se acidentem novamente.

Muitos acidentes aconteceram também com pessoas desavisadas, ou mal orientadas, quanto ao trabalho em proximidade, os funcionários das concessionárias de energia, tem pleno conhecimento dos riscos a que estão expostos, porém, logo abaixo encontramos trabalhadores, que costumam trabalhar desenergizados e não se atentam que numa proximidade muito pequena de cerca de 50 cm eles tem um ponto energizado, que pode ser tocado inadvertidamete, por eles, com ferramentas, ou parte do corpo, por isso o pessoal das empresas de telefonia e tv a cabo devem sim fazer os treinamentos de NR10 para saber como proceder durante os seus trabalhos.

Já os técnicos do departamento de segurança, indico o treinamento a eles, avaliando a situação de que muitos não tem a vivencia na área elétrica, não tem olhos treinados para avaliar o risco elétrico, e eles serão justamente os fiscais do cumprimento desta norma. Sei bem que durante o curso que fazem eles estudam as NR´s, mas é muito superficialmete cada uma delas. Realmente vão aprender quando estiverem na área. é aí que precisamos estar com uma equipe bem preparada, e o treinamento de NR1o ajuda muito os tecnicos de segurança a atuar na área, e outro detalhe, eles também circulam pelas áreas críticas energizadas durante o dia, também se expondo ao risco elétrico, sendo assim também precisam de treinamento.

A cultura de que ajudante, 1/2 oficial, não precisam de treinamento, deve ser eliminada, afinal de contas esse profissional é tão ser humano quanto qualquer outro, e também está exposto aos riscos elétricos da área. Não há nada que justifique que este profissional entre na área sem o referido treinamento.

4 comentários:

Tobias JC disse...

Boa noite, gostei muito do seu Blog, muito completo mesmo, talvez vocÊ pode me ajudar em algumas postagem do meu blog sobre segurança em eletricidade, eletrocambuquira.blogspot.com.
Obrigado e parabéns.
Tobias

Bruno disse...

Trabalho com eletricidade há 7anos e hoje fui ler sobre nr10 gostei muito tenho primeiro socorros e também brigada de incêndio . vou fazer este agora NR10.Para quando for me empregar nesta área todos saberem que sei o que estou fazendo.muito obrigado....

Bruno disse...

Trabalho com eletricidade há 7anos e hoje fui ler sobre nr10 gostei muito tenho primeiro socorros e também brigada de incêndio . vou fazer este agora NR10.Para quando for me empregar nesta área todos saberem que sei o que estou fazendo.muito obrigado....

leonardo disse...

Boa noite, seu blog esclareceu a minha dúvida e agora tenho certeza de além auto me preparar, posso deixar claro para meus amigos os riscos que eles podem estar correndo por não conhecer essas medidas preventivas.
Obrigado, sucesso para você.
Leonardo