sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O que são máquinas elétricas rotativas e como elas funcionam?

As máquinas elétricas podem ser diferenciadas em dois tipos: rotativas e estáticas. 

As rotativas correspondem pelos motores e geradores e são amplamente usadas em vários tipos de indústria. 

As máquinas elétricas rotativas se caracterizam pela conversão de um tipo de energia em outro.

Para entender o que são as máquinas elétricas rotativas, primeiramente, precisamos ter o conceito exato de máquinas elétricas definido com exatidão. Pois bem, as máquinas elétricas são todos os equipamentos eletromecânicos que se baseiam no fenômeno da indução eletromagnética e da conversão de um tipo de energia em outro. Elas são divididas em máquinas estáticas e rotativas. As máquinas estáticas são as que não possuem partes móveis em seu funcionamento, como os transformadores.

As máquinas rotativas, por sua vez, se configuram por possuírem um elemento que gira em torno do seu eixo, que é fixo. Elas são formadas por duas partes. A primeira é o estator, parte que é fixa ao solo ou qualquer outra superfície. A segunda é o rotor, parte móvel fixada ao estator e que é responsável pelo movimento que gera a energia do equipamento.

A função básica das máquinas rotativas é, a partir do movimento, transformar um tipo de energia em outra. Em geral, o processo converte energia elétrica em mecânica ou vice-versa. Quanto à sua natureza, elas podem funcionar através de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Apesar de terem aplicações diferentes, os equipamentos em CC ou CA seguem basicamente os mesmos princípios de funcionamento.

As máquinas elétricas rotativas podem ser divididas em dois grandes grupos: motores e geradores. A principal diferença entre esses dois tipos de máquina é a forma como a energia circula dentro deles. Mais adiante, falaremos um pouquinho mais sobre o que são cada um deles e quais as suas aplicações mais comuns.

Nenhum comentário: