sexta-feira, 22 de junho de 2018

Conheça o papel do enfermeiro na medicina do trabalho

A atuação do técnico de enfermagem e do enfermeiro graduado na área de medicina do trabalho ganha mais destaque e demonstra ter mais importância a cada ano. Isso porque a busca constante pelo bem-estar e por boas condições de saúde tem sido preocupação tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, que estão se conscientizando sobre o assunto. Continue lendo este texto e veja como o papel do enfermeiro, suas atribuições no planejamento, orientação e execução de atividades na área afetam positivamente uma dada comunidade.

Quem é o técnico em enfermagem do trabalho?

É o técnico em enfermagem que atua em órgãos oficiais, empresas privadas e públicas, realizando serviços especializados em medicina do trabalho e engenharia de segurança, participando junto ao enfermeiro, como equipe, no planejamento, programação, orientação e na realização das suas atividades nos três níveis de prevenção, junto à equipe de saúde do trabalhador.

Qual o papel do técnico em enfermagem na medicina do trabalho?

Este profissional atua ao lado do enfermeiro para elaborar projetos e aplicar análises de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, inclusive com estratégias de controle e, caso necessário, sugerir mudanças para identificar riscos que possam ocasionar as doenças ocupacionais, além de colaborar na elaboração e execução de projetos investigativos sobre a saúde dos trabalhadores.

Quem é o enfermeiro do trabalho?

É o enfermeiro com graduação e curso de especialização em Enfermagem do Trabalho. Ele é membro e lidera uma equipe de enfermagem do trabalho, prestando serviço ao paciente em setores de trabalho, em ambulatórios e em domicílio, exercendo atividades relacionadas à higiene, medicina e segurança do trabalho, além de integrar equipes de estudos e treinar os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de segurança essenciais para a sua função.

Nenhum comentário: