quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curso Tecnico Segurança Trabalho TST - Colégio Uninove

Para quem não sabe a Uninove tem um Colégio (nivel Médio) e lá podem encontrar diversos cursos inclusive o de Técnico de Segurança do Trabalho.

O curso Técnico em Segurança do Trabalho objetiva formar profissionais preparados para desenvolver atividades de prevenção na área da Segurança do Trabalho, em qualquer estabelecimento empresarial, com conhecimento e competência, envolvendo as técnicas regidas pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

O aluno poderá atuar como Técnico em Segurança do Trabalho em empresas públicas e privadas, além de trabalhar em instituições que desenvolvem programas de Sistemas de Gestão Integrada no Ambiente Laboral.

O estudante também estará apto a criar soluções mediante orientações atualizadas e legais, a partir dos principais códigos normativos; a assumir a responsabilidade civil pelos programas de Saúde e Segurança Ocupacionais (SSO); a desenvolver programas de correspondência interna e externa; a implantar controles primários de higiene e de saúde nos diversos locais de trabalho; e a prever instrumentos que defendam o meio ambiente mediante as políticas internas de gestão consciente.

Para o desenvolvimento das competências profissionais, a matriz curricular conta com as disciplinas de Ambientação e Estrutura Profissional, Instruções Técnicas, Ergonomia, Psicologia do Trabalho, entre outras.

Embora exista uma procura cada vez maior por profissionais com conhecimento em segurança e saúde, a formação profissionalizante desse segmento está abaixo da necessidade que o mercado empresarial exige. Por isso, essa situação amplia as oportunidades de emprego para quem estiver bem preparado.

Os estudantes que ainda estão cursando o Ensino Médio poderão realizar a sua matrícula para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, desde que comprovem estar devidamente matriculados no 3º ano. No entanto, o diploma de Técnico somente será emitido após a conclusão do Ensino Médio.

Vale lembrar que, apesar de não-obrigatório, o estágio é opcional e recomendável.

Nenhum comentário: