terça-feira, 2 de março de 2010

Segurança com cabos de aço

Os cabos de aço são amplamente usados em vez das cordas de fibras, porque possuem maior resistência para o mesmo diâmetro e peso. Sua resistência é constante, molhado ou seco. Sua resistência permanece a mesma sob condições climáticas variáveis e possuem maior durabilidade.
Inspecione os cabos de aço diariamente quanto a desgaste, arames partidos e dobras. Uma inspeção completa deve cobrir os seguintes pontos:
- Há evidências de corrosão, desgaste ou dobraduras? Um cabo que foi dobrado não pode ser reparado.
- Existem arames quebrados? Se houver, substitua o cabo de aço, se o mesmo não satisfizer os padrões de segurança estabelecidos.
- O cabo foi lubrificado corretamente? O cabo deve ser mantido adequadamente lubrificado para evitar a corrosão.
- Qual é a condição das emendas e conexões? Qualquer observação de danos exige a substituição imediata.
- Existem proteções para os olhais, onde necessário?
- O fator de segurança correto é sempre observado?
- Há evidência de que o cabo de aço tenha sido esmagado, achatado ou aberto formando gaiolas ou apresenta qualquer outro dano causando sua torção? Se houver, o cabo deve ser removido do serviço.
Quando não estiverem sendo usados, guarde-os corretamente para protegê-los contra sujeira, para permitir o pronto acesso a eles e de maneira a permitir uma inspeção visual completa e precisa. Manuseie os cabos de aço de maneira a evitar dobraduras ou torções.
A importância da lubrificação periódica deve ser enfatizada.
Um cabo de aço é uma máquina que possui muitas pegas móveis.
Toda vez que um cabo é dobrado e esticado, os arames nas pernas do cabo devem deslizar uns contra os outros.
Conseqüentemente, deve haver uma camada de lubrificante em cada peça móvel.
Um segundo motivo importante para lubrificação do cabo de aço é evitar a corrosão dos arames e a deterioração do núcleo ou alma. Um cabo enferrujado é um perigo, porque nenhuma inspeção visual é capaz de determinar a resistência remanescente de um cabo corroído. Nestas condições ele é muito perigoso, pois a ferrugem reduz a área de corte transversal do aço bom restante. Com isto, ele pode partir sem aviso prévio.
O lubrificante pode ser aplicado com uma lata de óleo, escova ou qualquer outro método conveniente. O objetivo é aplicar uma camada uniforme na extensão total do cabo.
Para instalar os clipes nas laçadas de extremidades dos cabos de aço, utilize o seguinte método:
- Aplique o primeiro clipe a uma distância da extremidade morta do cabo, com o parafuso “U” sobre a extremidade morta e com a extremidade viva se apoiando na sela do clipe. Aperte as porcas uniformemente com o torque recomendado.
- Aplique o segundo clipe o mais próximo possível da laçada, com o parafuso “U” sobre a extremidade morta. Gire as porcas até que fiquem firmes no lugar; não aperte.
- Espace todos os outros clipes igualmente entre os dois primeiros - eles não devem ficar separados numa distância superior à largura da base do clipe. Gire as porcas, tire a folga do cabo e aperte as porcas uniformemente com o torque recomendado.
Todas as sapatas dos clipes devem assentar na extremidade do cabo e ter o tamanho adequado para o diâmetro do cabo. A distância entre os clipes num cabo de aço deve ser igual a seis diâmetros do cabo.

Nenhum comentário: