terça-feira, 2 de março de 2010

Aterramentos por precaução

A eletricidade pode matar você. A maioria das pessoas sabe muito pouco sobre eletricidade, apesar de a usarmos amplamente no trabalho e em nossas próprias
residências.
Nós acionamos um interruptor e a luz acende ou uma máquina é ligada. Trocamos uma lâmpada quando ela se queima.
Consideramos a eletricidade e suas muitas aplicações como seguras, pelo fato de nos prestarem muitos serviços de maneira simples e fácil.
As estatísticas indicam que muitos trabalhadores foram mortos em circuitos de 115 volts. Um choque resultante de um contato com apenas 15 miliampéres de corrente pode ser fatal. A 115 volts, uma lâmpada de 6 velas puxa 50 miliampéres de corrente. Consequentemente, a quantidade de corrente usada por uma lâmpada desta puxa corrente o bastante para matar três seres humanos.
Para se proteger contra os riscos de eletricidade quando manusear furadeiras, serras elétricas, lixadeiras ou cabos de extensão, tome conhecimento dos fatos básicos relacionados com as causas do choque e da eletrocussão.
Por exemplo: a condição do corpo do indivíduo tem muito a ver com as chances de ser morto por choque elétrico. Se as mãos estiverem suadas, os sapatos e meias estiverem úmidos ou se o piso estiver molhado, a corrente pode passar mais facilmente através do corpo e aumentar a severidade do choque.
Quando estiver trabalhando com ferramentas ou aplicações elétricas, lembre-se das seguintes regras de preservação da vida:
- Certifique-se de que a conexão do pino terra esteja intacta antes de ligá-lo a qualquer receptáculo.
- Tenha extremo cuidado quando trabalhar com ferramentas elétricas portáteis em lugares úmidos ou molhados, ou próximos a estes locais. Isto inclui tanques e caldeiras ou tubulações e outros objetos aterrados que você possa eventualmente
tocar, permitindo a passagem da eletricidade através do seu corpo até o terra.
- Relate cabos desfiados ou quebrados.
- Se você tomar um choque de algum equipamento que estiver usando, relate isso a seu supervisor para que mande fazer os reparos necessários. Deixe os reparos elétricos para os especialistas.
- Certifique-se de estar usando apenas equipamento aterrado ou isolamento duplo aprovado.

Nenhum comentário: