terça-feira, 8 de setembro de 2009

UMA OFICINA LIMPA É UMA OFICINA SEGURA

Todos os empregados têm suas tarefas para fazer.
Os 5S (arrumação, limpeza, ordenação, asseio e disciplina) fazem parte de suas obrigações. Mas o que é isto afinal?
“Arrumação, limpeza, ordenação, asseio e disciplina” significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, óleo e assim por diante. É o empilhamento correto de materiais e a eliminação de “armadilhas” perigosas. É a condição das áreas escondidas, a posição e a condição de “pallets”, estrados e recipientes.
A boa arrumação significa ter livre acesso a primeiros socorros e a equipamentos de combate a incêndio. Significa também máquinas, ferramentas e equipamentos limpos. Significa muitas coisas, mas a definição mais curta é: “Um lugar apropriado para cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.”
Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação, fazendo o seguinte:
üManter pisos, corredores e áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários, incluindo óleo excessivo e outros líquidos. Manter tudo dentro das linhas marcadas nos corredores.
üConfinar resíduos em geral em áreas e em recipientes designados.
üColocar toalhas, luvas, trapos e semelhantes em recipientes fornecidos, em vez de deixá-los nas máquinas.
O que mais indica uma área desorganizada, desarrumada e suja, são os copos de papel, restos de lanches espalhados em bordas, em cima de material empilhado, dentro de recipientes de peças, em bancadas de trabalho, em passarelas e assim por diante. Os recipientes para lixo estão espalhados por todos os lugares. Use-os!
A boa “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina” não é obtida por mutirões de limpeza. Ela é o resultado de um esforço diário. Se cada empregado arrumasse pelo menos uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes.
A hora de fazer limpeza é toda hora.
Todos nós já ouvimos algum dia que uma oficina limpa é uma oficina segura. Mas como podemos manter nossa oficina limpa e segura? É só uma questão de um pouco de atenção com a arrumação, com cada um de nós fazendo a sua parte.
Uma faxina geral é uma boa idéia. Toda oficina ou casa Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos precisa de uma faxina geral ocasionalmente. Entretanto, “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina” é mais do que isto.
5S significa limpeza e ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Significa também recolher e limpar tudo depois de cada tarefa. Se uma tarefa provocar muita bagunça, tente manter a mesma a nível mínimo, tomando um pouco de cuidado.
Todos nós temos muito a ganhar mantendo uma oficina limpa. Uma oficina suja é um convite ao incêndio. Se mantivermos nossa área de trabalho limpa, o risco de incêndio será mínimo.
Lixo e óleo incendeiam facilmente. Podem até ser fonte de ignição espontânea e ajudam a aumentar o fogo de outras áreas. Um incêndio sério pode acabar com o nosso negócio.
Sujeira é apenas material fora do lugar. O óleo que derramou tinha um papel a cumprir na máquina. No chão é apenas mais uma fonte de risco. Limpe-o ou cubra a mancha com absorvente de óleo, de forma que não se espalhe pela área toda. Use os coletores de óleo sempre que posível. Com isto, você pode estar evitando que alguém tenha um tombo feio – esse alguém pode ser você mesmo.
Recolha as coisas espalhadas e mantenha os corredores limpos. Use latas de lixo, caixas para resíduos metálicos e recipientes para resíduos oleosos de diferentes tipos. Observe onde você deixa ferramentas ou materiais. Nunca os coloque num chassi de máquina ou numa peça móvel da máquina. Mantenha-os longe de escadas e bordas.
Não empilhe coisas em cima de armários.
Observe os espaços sob as bancadas e escadas, em armários, vestiários e lanchonetes. Mantenha estes lugares livres de refugos e entulhos.
A estocagem de material deve ser bem ordenada! Sem pilhas inseguras ou projeção de bordas. Mantenha portas, corredores e equipamentos contra fogo livres de obstruções.
O verdadeiro segredo de uma oficina limpa e segura é nunca deixar para depois o trabalho de limpeza e arrumação, fazendo-o imediatamente enquanto dá pouco trabalho. Vá fazendo a limpeza a e coleta de coisas espalhadas enquanto for saindo do local de trabalho, quando concluir uma tarefa ou quando seu turno estiver terminado

Nenhum comentário: