segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ÓCULOS DE SEGURANÇA

Muito negligenciado, os óculos de segurança não tem o devido respeito que mereciam afinal eles protegem os nossos olhos, unico órgão exposto e desprotegido do corpo humano, sensível a entrada de viroses, bactérias e outros produtos quimicos e riscos biológicos que em contato com as suas mucosas caem direto na corrente sanguínea do individuo.
Essa informação pouco divulgada, porém é real.
Outra vantagem do uso dos óculos é na proteção dos olhos contra particulas volantes. O que são particulas volantes? São pequenos fragmentos gerados durante o processo de trabalho que são arremessados na direção dos olhos. Devemos considerar tamém aproteção contra poeiras presentes no ar e fumaça, em alguns casos.
Outro item que devemos avaliar que é muitissimo esquecido é a necessidade do uso de óculos incolor por baixo das mascaras de solda, pois existem particulas incandesentes de metal neste processo que podem entrar pela máscara protetora e chegar facilmente até os olhos.
Os eletricistas também devem utilizar óculos, por particulas de metal derretido podem vir na direção dos olhos durante a abertura de arco elétrico em um curto circuito, e lembro que este evento é imprevisível ao contrário do arco elétrico do soldador que ao menos a maior parte deles sabemos quando acontecerá.
Outro item que deve ser lembrado é que óculos com graduação são terminantemente proíbidos, pois pode ser estilhaçados por uma particula volante e seus fragmentos provavelmetne viram na dieção dos olhos.

Nenhum comentário: