segunda-feira, 26 de março de 2018

O que é laudo de SPDA (Para-Raios)?

O que é laudo de SPDA (Para-Raios)?

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios),
é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).
Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Quais são as exigências do Laudo de SPDA ?

O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Quando deve ser feito e qual a validade do laudo de SPDA?

O Laudo Técnico de SPDA (Para-Raios) tem validade de 1 a 3 anos, com necessidade de inspeção visual a cada 6 meses e também deve ser realizado nas seguintes ocasiões:
  • Na construção do sistema;
  • Quando o sistema for alterado e/ou após reformas;
  • Quanto tiver a ocorrência de queda de raios.

Quem pode emitir e assinar o laudo de SPDA (Para-Raios)?

O laudo técnico de SPDA somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Quanto custa um laudo de SPDA?

O preço para emissão do laudo poderá variar de acordo com a quantidade de pontos, edificações e localização do sistema. Solicite um orçamento agora!
 
eamendoeira@gmail.com
11-979618249

Nenhum comentário: