quarta-feira, 22 de abril de 2015

ORdem e limpeza

Ordem e limpeza

Quanto ao armazenamento de materiais, além de ter de apresentar as condições seguras necessárias de empilhamento, deve-se observar se as passagens estão desobstruídas e, principalmente, se estão instalados extintores de incêndio e os locais de saída. 

Note-se que este cuidado deve merecer especial atenção em todas as dependências da Empresa pois, no caso de ocorrer um incêndio, tanto as saídas para o escoamento dos empregados como os extintores devem estar livres de quaisquer obstáculos e com a sinalização bem demarcada. 

Neste aspecto, a sinalização é de fundamental importância, devendo ser conservada e, quando necessário, renovada. 

Em todos os outros lugares, a sinalização merece igual cuidado pois desempenha importante papel no campo da prevenção de acidentes, servindo de alerta para os riscos existentes em determinados lugares e para os cuidados necessários
na realização de certas tarefas.

E A ORDEM E A LIMPEZA NOS REFEITÓRIOS? 

Também é indispensável, pois a alimentação deve realizar-se em ambiente tranqüilo e limpo, e que proporcione uma sensação de bem-estar, promovendo um relacionamento agradável entre
os trabalhadores.

Os vestiários também exigem atenção quanto à ordem e limpeza, assim como as instalações sanitárias. É medida de higiene que preserva a saúde de possíveis doenças transmissíveis.

Além disso, os sanitários devem ser rigorosamente limpos e desinfetados com produtos de limpeza apropriados.


E OS EPIs? 

Em relação aos Equipamentos de Proteção Individual, ordem e limpeza também devem ser observadas. 
Certos EPIs necessitam cuidados especiais de limpeza, visando o aspecto de higiene e devem ser desinfetados após o seu uso, como no caso de protetores auriculares tipo plug, protetores das vias respiratórias, etc. 
A ordem e a limpeza também contribuem para a sua conservação e este é um estado que contribui para a segurança do usuário.

COMO ATINGIR? 

Oportuno observar que para atingir esse objetivo é necessária a cooperação de todos aqueles que trabalham no mesmo local. É o desdobramento de esforços de cada empregado que trabalha, mesmo no desempenho das mais simples tarefas, que baseia a realização de grandes empreendimentos.

Para que haja cooperação, é necessário que todos saibam o porquê dessa cooperação e cabe a conscientização de todos para a importância da ordem e da limpeza no ambiente de trabalho para que os benefícios possam ser usufruídos por todos os empregados.

Nenhum comentário: