quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Qual é o seu canal de comunicação predominante

Faça o teste abaixo e descubra qual é o seu canal predominante.
Escolha a resposta que mais lhe agrada (somente uma).

1)Eu gostaria mais de fazer esse exercício:


a) por escrito
b) verbalmente
c) realizando tarefas

2) Eu gosto mais de ganhar um presente:

a) bonito
b) sonoro
c) útil

3) Eu tenho mais facilidade de recordar nas pessoas


a) a fisionomia
b) o nome
c) as atitudes

4) Eu aprendo mais facilmente

a) lendo
b) escutando
c) fazendo

5) Atividades que mais me agradam


a) fotografia/pintura
b) música/oratória
c) escultura/dança

6) Na maioria das vezes, eu prefiro

a) observar
b) escutar
c) fazer

7) Ao recordar momentos felizes, me vêem à mente:


a) as cenas
b) os sons
c) as sensações

8) Nas férias, eu gosto mais de:

a) visitar lugares bonitos
b) repousar em lugares silenciosos
c) participar de atividades

9) Eu valorizo nas pessoas principalmente:


a) a aparência
b) o que elas dizem
c) o que elas fazem

10) Eu percebo que alguèm gosta de mim:

a) pelo jeito de me olhar
b) pelo jeito de me falar
c) pelas atitudes que manifesta

11) Meu carro preferido tem que ser principalmente:


a) novo/bonito
b) silencioso, para eu poder conversar ou ouvir música
c) espaçoso/bem equipado

12) Quando vou comprar alguma coisa, eu procuro:

a) olhar bem o produto
b) ouvir o vendedor
c) experimentar

13) Eu tomo decisões com base:


a) no que vejo
b) no que escuto
c) no que sinto

14) O que em excesso mais me incomoda é:

a) ajuntamento
b) luminosidade
c) barulho

15) Característica que mais me agrada:


a) colorido
b) afinado
c) saboroso

16) Num espetáculo, eu valorizo mais:

a) iluminação
b) eloqüência
c) gesticulação

17) Enquanto espero uma pessoa, eu procuro


a) observar o ambiente/ler
b) ouvir música/escutar conversas
c) andar/mexer com as mãos

18) Eu me entusiasmo mais quando os outros:

a) mostram
b) falam
c) fazem

9) Ao consolar alguém, eu procuro:


a) mostrar um caminho
b) levar uma palavra de conforto
c) oferecer algo (agrado,presente)

20) O que me dá mais prazer:

a) visitar uma exposição
b) assistir a um espetáculo musical
c) brincar num parque de diversões

Agora conte quantos A, quantos B, quantos C você obteve

Divida cada Resultado por 20

por exemplo
5A/20 = 25% A,
8B/20=40% B,
7C/20=35%C

Terá como resposta quantos por cento (%) você está de cada um dos itens

A = % Visual

B = % Auditivo

C = % Sinestésico

Com essas respostas podemos identificar qual é o nosso canal de comunicação predominante e o que está mais deficiente, no nosso exemplo, temos um ótimo Auditivo com 40%B e um péssimo Visual com 25%A, dessa forma essa pessoa precisa treinar mais o seu visual para que ele se aproxime mais dos demais, já que temos 40% de auditivo e 35% de sinestésico, estes dois canais estão quase equilibrados, assim o tratamento se dará apenas no canal visual.
Em Alguns casos precisamos melhorar dois canais pois um deles está muito mais elevado que os outros.
Observações:
* as pessoas que trabalham o dia todo  manipulando ferramentas, tendem a ser Sinestesicas, pois utilizam muito as mãos. 
* as pessoas que trabalham o dia todo lendo documentos, tende a ser Visuais, pois utilizam muito a visão.
* as pessoas que na área musical, editando musicas, ou tocam algum instrumento, ou cantam, tendem a ser mais auditivas, pois dependem dos ouvidos nas suas profissões.
 
Esta condição pode variar de acordo com o passar do tempo.

Não quer dizer que se hoje você fez o teste e está mais Visual, vai sempre ser assim.
Você sempre estará com uma delas mais exaltada em relação as outras
Mas pode praticar para melhorar as que tem maior deficiência
Quanto mais próximo umas das outras melhor, assim seu relacionamento com as pessoas melhora
Conhecer se as pessoas são Auditivas, visuais ou Cinestésicas, ajuda na convivência em grupos de trabalho

Na relação Chefia x Empregado (nos dois sentidos)
Nos relacionamentos em casa, com a esposa, filhos e demais parentes.

Nenhum comentário: