quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Canais de Comunicação

Pessoas com predominancia Auditiva costumam dizer: "... escuta esse cheiro ..."
Pessoas com predominancia Visual costumam dizer: "... olha esse cheiro ..."
Pessoas com predominancia Sinestésica costumam dizer: "... sente este cheiro ..."

Todos nós sabemos que o cheiro é para ser sentido, porém cada pessoa acaba levando a conversa para o seu lado predominante, dessa forma já fica mais fácil de identificar quem é quem.

Quando precisamos convencer uma pessoa de algo, ou ensiná-la de maneira assertiva, precisamos identificar o canal de predominancia dela para que possamos nos sintonizar devidamente  e assim falarmos a mesma lingua.

Se você é quem está passando a informação, você deve mudar seu canal de comunicação para o canal do seu receptor, para que a comunicação seja eficiente e gere resultados positivos. Caso contrário, ninguém vai se entender.

Já no caso da pessoa que está recebendo a informação, cabe a ela saber qual é o melhor meio de comunicação que ela recebe a informação e tentar utilizá-lo, ou informar a pessoa que está passando a informação qual é o canal que você tem maior facilidade de aprender.

Também cabe a todos nós, depois de identificado os nossos canais de predominancia, treinar para que tenhamos todos eles o mais equilibrados possível.

Nenhum comentário: