quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Assertividade evita acidentes

Quando nos comunicamos precisamos ser Assertivos, devemos ser objetivos, claros, afirmativo / positivo, dizer o que queremos / precisamos.

Evitar o uso indiscriminado da palavra Não e seus similares.

Diga simplesmente o que precisa, afirmativamete.

Veja o exemplo:

"pense em um balão Azul"           ..... pensou, viu como é simples passar a informação afirmativamente, e também é eficiente.

Agora vamos continuar
"Não pense em um balão Vermelho"                    ..... pensou, isso mesmo, num primeiro momento todos nós pensamos no vermelho, depois corrigimos a informação

Isso nos mostra que esta maneira de passar a informação não foi clara, objetiva, nem afirmativa.
Sem eficiencia pois você fez exatamente o contrário do que eu queria.

Agora imagine uma situação real, um colega de trabalho caminhando distraído para um burado no chão, você precisa alertá-lo do perigo.
Se você falar para ele "... Não ande!!!"               ele dará mais 3 passos e cairá dentro do buraco.
O que é mesmo que você queria?, evitar um acidente, foi eficiente, não!.
Já se você dissesse "...PARE!!!"                        ele não daria mais um passo, e assim a comunicação ficaria mais eficiente, clara e afirmativa e SEGURA.

Vamos as explicações, porque isso acontece?
O nosso cérebro não processa a palavra Não, ele primeiro avalia o verbo da frase, quando falamos uma frase negativa ele entende assim:

"...pende em um balão vermelho Não", "...ande não", dessa forma você já pensou nele para depois saber que não era para pensar.

Sendo assim as frases afirmativas são muito mais eficientes pois atingem exatamente o que se quer.


Tenho um exemplo bem claro para isso...

O rapaz rezava todos os dias para Deus.
"Deus, eu não quero ser assaltado, não quero perder o emprego, não quero que meu time seja rebaixado, não ..., não..., não...,"

E Deus quando é evocado por alguém pega seu caderninho de anotações para anotar a necessidade daquela pessoa, e ficou lá ouvindo a oração do rapaz com o lápis em punho esperando para anotar o que Realmente ele queria, porém ele só falou o que ele Não queria.
Por fim terminou a oração. O tempo passou, e todas as coisas que ele não queria foram acontecendo, até que um dia ele disse a um amigo que Deus não gostava dele, que não atendia suas preces, que era um carrasco com ele, etc etc.
Espera um pouco, vamos avaliar melhor as coisas, em algum momento da oração dele ele falou para Deus o que Realmente ele queria, ou só falou o que ele não queria.
Deus até que teve boa vontade, parou para ouví-lo, mas ele não foi claro, nem afirmativo, em momento algum ele falou qual era a sua maior necessidade.
Assim fica difícil até para Deus atender alguém, imagina para relés mortais como nós.
Por esse motivo, vamos nos policiar para sermos mais Assertivos em nossa comunicação, evitando assim muitos acidentes nas áreas de trabalho.

Nenhum comentário: