terça-feira, 30 de março de 2010

Ar comprimido

Nunca use ar comprimido para limpeza mesmo como último recurso. Use uma escova, um pano umedecido ou vapor de água. Se estes métodos não funcionarem, pergunte a seu supervisor o que fazer, mas não use ar para soprar poeira ou outras partículas.
O ar comprimido pode prejudicar mais do que ajudar.
Você pode soprar uma pequena área para limpar, mas vai espalhar a poeira e as partículas para todo lado e, no final, terá uma bagunça muito maior para arrumar.
Nunca use o ar comprimido para limpar poeira ou secar suas roupas. Você pode conseguir ou não tirar a poeira, mas há a chance de parte dela ser injetada em sua pele.
Sempre que você usar ar comprimido, use proteção para os olhos e as roupas apropriadas exigidas pelo trabalho em questão. Se você já teve que soprar areia de um corte, não perguntará o porque.
Antes de você abrir uma válvula para uma mangueira de ar, verifique cuidadosamente se a mangueira está em boas condições, livre de cortes e abrasões. Verifique se o gatilho ou válvula de operação na outra extremidade estão fechados.
Verifique a trajetória da mangueira para ver se ela está protegida de possíveis danos e se não representa riscos de tropeções. Certifique-se de que a extremidade da ferramenta pneumática esteja presa, de forma a não se movimentar quando o ar comprimido entrar na mangueira.
Sempre que você precisar trocar a ferramenta na extremidade da mangueira, certifique-se de que a válvula esteja fechada no lado de suprimento do acoplamento. Aquela válvula pode ficar localizada na mangueira, pouco antes de entrar no acoplamento, ou pode ficar na outra extremidade da mangueira.
Indiferentemente de onde ela esteja montada, feche-a. Nunca dobre uma mangueira.
Após fechar a válvula, puxe o gatilho ou abra a válvula de operação para aliviar a pressão na linha. Em seguida substitua a ferramenta.
Nunca use ar comprimido para fazer brincadeiras com colegas.
Uma pequena quantidade de ar comprimido pode cegar alguém, estourar seu tímpano ou causar ferimentos dolorosos.
Postar um comentário