terça-feira, 8 de setembro de 2009

Limpeza de tambores

Um ponto a ser lembrado quando limpar um tambor é que, embora você ache que tirou dele todo o líquido, dificilmente conseguirá esvaziá-lo completamente – isto se ele contiver líquidos inflamáveis.

O tambor nunca é esvaziado porque o vapor permanece, depois que o líquido é retirado. Este vapor se mistura com o ar dentro do tambor e enche o espaço vazio.

Esta mistura de vapor e ar algumas vezes produz explosões.

Esta combinação explode no motor do seu carro quando você dá a partida. É também o que explode quando você acende um fósforo para ver se um tanque de combustível está vazio.

Você tem apenas de se lembrar que qualquer tambor usado para estocar líquido inflamável – gasolina, óleo, solventes e assim por diante – é uma bomba armada, apenas esperando que você cometa um erro, se manuseá-la incorretamente. Assim sendo, antes de usar um tambor velho, limpe-o completamente antes de qualquer trabalho de reparo de soldagem necessário.

Eis aqui o procedimento correto para a limpeza de um tambor:

  • Remova todas as fontes de incêndio, centelhas ou calor da área em que você vai abrir tambores velhos. Isto inclui interruptores e lâmpadas elétricas desprotegidas. Se as fontes
    de ignição não puderem ser removidas, faça o trabalho numa área onde não estejam presentes. Use somente lâmpadas de extensão à prova de explosão.
  • Use vestuário de segurança requerido. Isto inclui botas de borracha e avental, luvas de borracha ou asbetos.
  • Retire os tampões com uma chave de boca longa e deixe o líquido drenar totalmente. (Em alguns tambores, este material pode requerer manuseio especial. Você deve ser instruído
    nestes casos.)
  • Use uma lâmpada à prova de explosão para inspecionar o interior do tambor quanto à presença de trapos, ou outros materiais que possam impedir a drenagem total.
  • Drene o tambor por mais cinco minutos. Isto deve ser feito colocando o tambor numa prateleira de vapor ou de cabeça para baixo apoiado em algum suporte. Deixe-o drenar, certificando-se de que o tampão fica na parte mais baixa. Aplique o vapor durante pelo menos dez minutos. Alguns materiais podem exigir mais tempo de aplicação de vapor. Você
    será informado sobre isto.
  • Coloque uma solução cáustica e gire o tambor durante pelo menos cinco minutos. Martele o tambor um pouco com um malho de madeira, para soltar as escamações.
  • Lave o tambor com água quente, deixando toda a água drenar pelo tampão.
  • Lave o lado externo do tambor com vapor d’água.
  • Seque o tambor com ar quente.
  • Após secá-lo, inspecione-o cuidadosamente para certificarse de que esteja limpo, usando uma lâmpada à prova de explosão. Se não estiver, lave-o novamente a vapor. Faça sempre um novo teste antes de começar qualquer soldagem no tambor, mesmo se ele foi limpo e testado anteriormente.

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