segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lubrificação e reparos

Não existe máquina que não precise ser lubrificada de vez em quando.
Muitas máquinas precisam de uma limpeza regularmente e todas as máquinas, de vez em quando, precisam de reparos ou ajustes.
Algumas vezes, achamos que podemos lubrificar, limpar ou ajustar uma máquina em movimento. Porém, maquinário em movimento pode esmagar, cortar, ferir ou matar.
Por isso, é importante desligar a máquina completamente e esperar que esteja totalmente parada antes de iniciar qualquer trabalho próximo a peças móveis.
Os segundos a mais de produção que você poderia obter mantendo a máquina funcionando não valem o risco que você assume, por se colocar perto de dentes ou rolos não protegidos da máquina. Um corte que exija tratamento no setor de saúde consumirá mais tempo que o economizado por manter a máquina em funcionamento.
Um ferimento que leve você ao hospital custará muito mais para você mesmo e, para a empresa, muitas vezes mais do que você poderia ganhar numa vida inteira de pequenas paradas.
Porém, não é suficiente você apenas desligar a máquina antes de começar o trabalho.
Se você precisar fazer qualquer trabalho que coloque qualquer parte do seu corpo perto de
peças móveis ou de corrente elétrica, sua segurança exige que você tome alguns cuidados especiais para assegurar o não religamento acidental da energia.
Algumas máquinas e circuitos possuem dispositivos especiais.
Se sua máquina não os possui, tenha em mente os seguintes pontos:
  • Tome as medidas especiais para manter a máquina desligada quando você estiver trabalhando nela. Coloque uma etiqueta de advertência na chave ou comando. Coloque um
    empregado perto da chave ou controle, a fim de manter outras pessoas afastadas. Remova um fusível que desligue completamente o circuito ou alerte aqueles que estejam próximos
    ou que possam se aproximar do que você está para fazer.
  • Nunca deixe chaves ou outras ferramentas sobre a máquina onde uma partida súbita possa arremessá-las.
  • Se seu trabalho exige que você permaneça dentro ou perto de um corredor ou passagem onde caminhões entram, coloque uma placa de advertência ou barricada, ou coloque alguém para alertar os motoristas sobre a sua presença na passagem.
  • Nunca ligue qualquer parte do maquinário ou circuito elétrico, a menos que você esteja absolutamente certo de que nenhum outro empregado está trabalhando nela. Nunca opere qualquer máquina a menos que você seja autorizado para operá-la.
  • Nunca lubrifique, ajuste ou repare uma máquina, a menos que você esteja autorizado a fazer este trabalho em particular.

Muitos destes trabalhos devem ser feitos apenas por pessoal de manutenção especialmente treinado para a tarefa.

Postar um comentário