segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

LENTES DE CONTATO NA ÁREA DE TRABALHO

A IMPORTANCIA DE NÃO USAR...





Na Verdade não existe uma proibição do uso de lentes de contato nas áreas de trabalho somente uma convenção, entre algumas empresas de que não se deve usá-las.

Porém gostaria aqui de esclarecer alguns problemas graves do uso de lentes de contato em diversas áreas.

Deixando claro para todos os meus leitores da importância desta proibição.

Inicialmete foram casos ocorridos com Soldadores;

Urilizando lentes de contato durante o horário de trabalho, num dado momento ocorre um acidente e por descuido um arco elétrico abre e o operador não estava com a máscara protetora, levando assim a uma queimadura de retina.

Queimaduras de retina podem ser mais ou menos graves dependendo da intensidade do arco, do tempo de exposição e da proximidade dos olhos com o arco em questão.

Pior quando, somado a estes itens o uso de lentes de contato, como foi o caso do nosso exemplo, que além de estar próximo o suficietne do arco, o soldador estava utilizando lentes de contato, pois alegava ser incomodo, o uso de óculos graduado por baixo da máscara. Porém no momento do incidente ele não estava utilizando a máscara (EPI).

O que aconteceu no momento foi um ligeiro incomodo, que após piscar algumas vezes, passou e o operador voltou a trabalhar normalmente.

Mas ao chegar em casa, no momento de retirar a lente para lavar, ele retira a retina junto com a lente.

Qual o motivo?

No momento da abertura do arco, além do efeito luminoso intenso, foi deslocada na direção dos olhos, uma onde eletromagnética e ondas de calor muito intensas, que provocaram o ressecamento das lentes fazendo com que grudassem na retina, e mesmo piscando não foi sufuciente para lubrificar, causando assim o terrível acidente.

Tempos depois a história se repete com outro soldador e posteriormente com eletricista, caso muito semelhante pois o arco de solda e o de eletricidade na verdade são o mesmo tipo de arco elétrico, a diferença é que na solda este arco é controlado e desejável no processo e para isso temos EPI´s nos protegendo pois esperamos que ele aconteça, porém em eletricidade, um arco é indesejado, nunca sabemos quando suegirá, sendo inviável definir EPI´s mais sofisticados para este caso.
Portanto no caso do soldador, o arco faz parte do processo de trabalho ja para o eletricista faz parte do processo de acidente do trabalho.

Outro caso é a contaminação das lentes por poeiras do processo de produção, poeiras estas que podem se alojar entre as lentes e os olhos raspando a retina e danificando a mesma.
Temos teambém a contaminação por agentes biológicos, virus e/ou bactérias.
Em todos os casos temos o agravante dos banheiros dos locais de trabalho, que não tem a higiene adequada para a limpeza das lentes, as mãos também durante o processo de trabalho não se mantém limpas o suficiente, impedindo assim uma retirada e limpeza adequada das lentes em caso de contaminação e/ou acidente.

Com base em todos esses argumentos podemos concluir então que nada melhor para ser utilizado na área de trabalho do que o óculos de segurança, que tem a proteção ideal para seus olhos. caso seja necessário, deve-se encaminhar a receita do oftalmologista ao departamento de segurança do trabalho, para que se confeccione um óculos de segurnaça com graduação. Pois neste caso também não se pode utilizar óculos convencionais porque existe a possibilidade de que as lentes quebrem na direção dos olhos, e também não tem as proteções laterais que os óculos de segurança tem.

Por todos os motivos acima explanados, tenha sempre em mente, LENTES DE CONTATO SOMENTE PARA PASSEIO, DURANTE O TRABALHO, SEMPRE USE ÓCULOS DE SEGURANÇA!
Postar um comentário