quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ANDRAGOGIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO


Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcom Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contra posição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
Para educadores como Peirre Fouter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. AUNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.
Para ampliar o envolvimento e o aprendizado fundamentamos nossas ações na Andragogia (Educação de Adultos) e no Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Aprender na prática.
Falando em Segurança do Trabalho, devemos lembrar que um item muito importante é a conscientização dos trabalhadores dos riscos a que estão expostos e mais que isso, devemos mudar muitas vezes conceitos errados de anos de práticas inseguras de trabalho que segundo eles "sempre deram certo".
Sendo assim, nada melhor do que aplicarmos esta valiosa técnica de abordagem de adultos dentro dos itens de treinamentos dentro das empresas, buscando assim conscientizar, persuadir e melhorar cada vez mais os níveis de segurança dos trabalhadores.

Postar um comentário