quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ANDRAGOGIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO


Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcom Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contra posição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
Para educadores como Peirre Fouter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. AUNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.
Para ampliar o envolvimento e o aprendizado fundamentamos nossas ações na Andragogia (Educação de Adultos) e no Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Aprender na prática.
Falando em Segurança do Trabalho, devemos lembrar que um item muito importante é a conscientização dos trabalhadores dos riscos a que estão expostos e mais que isso, devemos mudar muitas vezes conceitos errados de anos de práticas inseguras de trabalho que segundo eles "sempre deram certo".
Sendo assim, nada melhor do que aplicarmos esta valiosa técnica de abordagem de adultos dentro dos itens de treinamentos dentro das empresas, buscando assim conscientizar, persuadir e melhorar cada vez mais os níveis de segurança dos trabalhadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Voi esta oração e lembrei de você, espero que goste.
Um grande abraço.
"Senhor, quero te agradecer pela oportunidade de poder ajudar as pessoas através do meu trabalho. Faça de mim um instrumento de promoção da vida dos trabalhadores. Que os trabalhadores possam retornar às suas famílias no final do dia com saúde e integridade física preservada. Peço que me ilumine na orientação das pessoas que resistem a cuidar de suas próprias vidas e que todos os trabalhadores abram seus corações para escutar e assumir minhas orientações e estas sejam sempre corretas e abençoadas. Dai-me humildade para entender as resistências, dai-me perseverança para não desistir às dificuldades, dai-me palavras sábias, para que penetrem nos corações daqueles que ignoram a segurança do Trabalho.Dai-me sabedoria para analisar os acidentes, quando eles ocorrerem, e que minha mente e meu coração conduzam minhas atitudes para melhorar o processo, e não somente para buscar culpados.Dai força aos acidentados, para que eles tenham uma recuperação rápida e abençoada. Daí força às famílias dos acidentados para superarem as perdas indesejáveis. E por fim Senhor ajude-me para que com tua força e bênçãos posso ser um exemplo de Saúde e Segurança no desempenho das atividades profissionais.
Amém e assim seja."